terça-feira, 10 de maio de 2011

interpretar ou observar?

A vida passa, os dias vem e vão rápido demais. Em um piscar de olhos nossa infância se vai e quando menos esperamos estamos aqui, vivendo e enfrentando os maus dias. É preciso sempre descobrir, aprender e colocar em prática técnicas e bons ábitos para enfrentar os dias maus. Existem duas formas de eu e você assistir a vida. Duas formas que fazem toda a diferença. Você pode ser uma pessoa que interpreta ou alguém que observa.

Pessoas que interpretam são as que sofrem por motivos banais, são aqueles que tem o dom ou a maldição de sempre pré-julgar, pré-definir e até mesmo ilustrar uma situação antes mesmo que ela aconteça (sempre ampliando e esperando o lado ou resultado negativo da coisa) ex: você trabalha como vendedor, não vendeu nada naquele dia e precisa bater sua meta. Um cliente em potencial entra na sua loja. Olha os produtos, porém demora um pouco para concluir a negociação. Você logo pensa (interpreta); ele só esta passeando, não vai comprar nada, afinal hoje é um mau dia para vendas, não vendi nada até agora e não vai ser para esse que eu vou vender. Pare e pense quantas vezes no dia e para quantas pessoas ou circunstâncias nós temos essa mesma linha de raciocínio.

Pessoas que observam são aqueles que encaram os fatos como eles são, analisam o problema ou situação sempre visando uma solução ou o lado positivo da coisa. Por mais que ele seja tentado à mergulhar em um lago de duvidas, incertezas e ansiedade... ele espera, ele procura ver e saber os fatos como eles são e não como ouviu falar, pensou ou imaginou que seria. ex: Um cliente em potencial entra na sua loja. Olha os produtos, porém demora para concluir a negociação. Você logo observa (depois pensa); se ele entrou aqui é porque precisa de algo, até agora eu não vendi nada, mas vou contatar, conhecer, convencer e concluir uma boa venda para essa pessoa e salvar o meu dia.

Temos que ser bons observadores. Ver e encarar os fatos como eles são e não como interpretamos. Se em sua vida existe algo ruim acontecendo ou lhe causando mau estar; espera, observa, veja como as coisas realmente são antes de qualquer decisão e atitude. Bons observadores enfrentam a realidade e por mais dura que ela seja saem de cabeça erguida, vencedores ou prontos para conquistar a vitória. Pessoas que Interpretam, vivem pré-ocupadas, ansiosas, com medo e muitas vezes carregam um dos maiores defeitos que o homem inventou, o pré-conceito.

étinho - @etinho_DH


Nenhum comentário:

Postar um comentário